Foi escrita por Gilberto Braga e Sérgio Marques, com a colaboração de Ricardo Linhares e Ângela Carneiro, e dirigida por Dennis Carvalho, Ivan Zettel e Sílvio Tendler, com direção geral de Dennis Carvalho.
- CINEMA -
Durante as últimas décadas o cinema brasileiro vem crescendo de uma forma significante. E é através do cinema que temos um grande acesso a informações sobre a história do nosso país. Ao pesquisarmos sobre os filmes produzidos nas últimas décadas, achamos alguns muito interessantes, que retratam (cada um de sua maneira) o movimento estudantil do fim dos anos 60 contra a ditadura.
Veremos agora exemplos de alguns desses filmes.
- Título Original: O Que É Isso, Companheiro?
- Direção: Bruno Barreto
- Gênero: Drama
- Tempo de Duração: 105 minutos
- Ano de lançamento: 1997
- Roteiro: Leopldo Serran, baseado no livro de Fernando GabeiraSinopse: Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
- Título Original: Lamarca
- País de Origem: Brasil
- Gênero: Drama
- Classificação etária: 14 anos
- Tempo de Duração: 129 minutos
- Ano de Lançamento: 1994
- Estúdio/Distrib.: Paramount
- Direção: Sérgio Rezende
Sinopse: Crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca (Paulo Betti) que, nos anos da ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
- Título Original: Hércules 56
- País de Origem: Brasil
- Gênero: Documentário
- Classificação etária: Livre
- Tempo de Duração: 94 minutos
- Ano de Lançamento: 2006
- Estreia no Brasil: 11/05/2007
- Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Videofilmes
- Direção: Silvio Da-Rin
Sinopse: Documentário sobre a luta armada contra o regime militar, focado no seqüestro do embaixador Charles Elbrick, ocorrido na semana da Independência de 1969. Em troca do diplomata, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, representantes de todas as tendências que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.
- TEATRO -
O teatro conheceu um esplendor que não resistiria à asfixia causada pela censura e pela repressão. Resultava do trabalho realizado, em especial, por dois grupos, o Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa (no exílio de 1974 a 78), e o Arena, em torno de Augusto Boal (no exílio a partir de 1969), que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Escreveram e encenaram com muito sucesso, durante vários anos, originando vocações, peças, espetáculos e revelações de ator. Extremamente engajados, e invocando Brecht como nome tutelar, vincariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI - 5, Ato Institucional, que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país (Vasconcellos, 1987).